top of page

ALIRIA WIUIRA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF.  Mestra em Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Letras/ Português pela Universidade Estadual do Piuaí-UESPI . Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro(NEPA/UESPI)

 

ANA PAULA DESLANDES

Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), pós-graduada em Linguística Aplicada: Ensino de Língua Inglesa pela UFF (2010) e mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2013). Atualmente é professora de inglês do Ensino Fundamental II e Ensino Médio no Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II. Tem interesse especial nos temas: autonomia do aprendiz, EAD e uso da tecnologia em sala de aula, plurilinguismo, relações/comunicação intercultural, intercompreensão e demais abordagens plurais para ensino/aprendizagem de línguas.

 

CINTIA BARRETO

Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ.  Coordenadora da Pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil na Universidade Candido Mendes. Idealizadora e curadora do projeto “Conversa Literária”. Autora dos livros "Entre Nós" e "Mar em Mim".

​

DANIELE RODRIGUES

Professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Coordenadora do CIEP Poeta Cruz e Sousa, em Padre Miguel. Pedagoga e Indigenista (UNILA _ Universidade Federal da Integração Latino-americana). Em 2012, cumprindo a lei 11.645/08, criou o projeto de produção de filmes de animação de temática indígena, em parceria com o Anima Mundi (Anima Escola). O projeto dedica-se a produzir com os alunos desenhos animados baseados nas experiências das interações das crianças com representantes de diversas etnias indígenas. Foram feitos, até o momento, sete filmes, com participação em festivais e mostras nacionais e internacionais (Croácia, Estados Unidos, Chile, Nepal, Panamá, Espanha e territórios Mapuche).

​

DENISE BARRETO DE RESENDE

Professora de Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro.  Tem experiência na rea de Educação, com experiência em Alfabetização.   Participa de Encontros de Formação Continuada para Estudos de Letramento, Leitura e Escrita - EPELLE/ UFRJ.

 

EDMILSON SANTINI

Herdou do avô Antonio Santini, famoso contador de histórias da região, o gosto pela rima e pelos versos. No início dos anos 1970, migrou para o Sudeste. Em São José dos Campos iniciou sua carreira de ator, que lhe rendeu, em 1980, prêmio no festival de teatro de Guaratinguetá, SP. Em 1988, foi para o Rio de Janeiro, onde ingressou de vez no universo do cordel. Atualmente se dedica ao Teatro em Cordel (www.teatroemcordel.com.br), projeto de cunho educativo que idealizou com o objetivo de transmitir informações sobre a cultura brasileira de forma dinâmica, “sem esquecer o lado da diversão e do lazer”, através do teatro. No âmbito do projeto, a equipe realiza oficinas de contação, encenação e recriação de histórias em cordel. O grupo também prepara textos por encomenda, em verso ou em prosa, que podem ser encenados e cantados.

​

ERIKA KELMER

Doutora em Estudos de Literatura, com ênfase em historiografia literária e teorias contemporâneas da literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui mestrado em Estudos de Literatura (brasileira) pela mesma instituição e graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora de Francês no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF e do Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras, na mesma instituição. Seus principais interesses em pesquisa são: Literatura Brasileira, Teorias Contemporâneas da Literatura e Ensino de Literatura.

 

HELDER PINHEIRO

Possui Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professor Titular em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil e literatura de cordel. É membro do GT Literatura e ensino da ANPOLL.

 

LUZIANA CATTA PRETA

Possui Graduação em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Especialização em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Especialização em Língua Espanhola-Instrumental para Leitura pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade Federal Fluminense. Interessa-se por temáticas que envolvam o ensino de espanhol como língua estrangeira sobretudo na Educação Básica, com ênfase na análise e elaboração de materiais didáticos e nas relações que envolvem o currículo e a prática escolar, a leitura e as práticas de letramento na escola.

​

MARIA FERNANDA ALVITO

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). É professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, lecionando desde 2011 na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora de Literatura Portuguesa por vários anos. Atualmente seus estudos estão voltados para a Literatura Infantil e Juvenil e o ensino de literatura. É membro do grupo de pesquisa Literatura e Educação Literária 
 

MARILIA PIRILLO

Graduada em Publicidade e Propaganda. Na ilustração, seus primeiros trabalhos foram para revistas de publicidade e propaganda. Coordenou os encontros da "Confraria Reinações Cariocas". Tem hoje, no mercado editorial brasileiro, mais de 60 livros publicados com suas ilustrações e mais de uma dezena de livros como escritora.

 

REGINA MICHELLI

Graduação em Letras pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE, 1977); psicóloga com bacharelado e licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1979); mestrado (1994) e doutorado (2001) em Letras (Letras Vernáculas, Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dissertação intitulada "Viagem em Demanda do Santo Graal: o sonho de heroísmo e de amor" e tese "Vênus e Marte, Eros e Psique o sinuoso caminho dos laços da paixão e do amor na Literatura Portuguesa"; pós doutorado pela Universidade de São Paulo (USP, 2014), pesquisa "Viajando pelo mundo encantado do Era uma vez: configurações identitárias de gênero na literatura infantil da tradição". Atualmente é professora associada, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolvendo atividades docentes na graduação e no PPG em Letras, área de Estudos de Literatura, nas especificidades de Literatura Portuguesa e de Teoria da Literatura e Literatura Comparada, desenvolvendo e orientando pesquisas em Literatura Portuguesa e Literatura Infantojuvenil. É bolsista PROCIÊNCIA (UERJ/ FAPERJ) desde novembro de 2018. É líder do Grupo de Pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas, junto ao Diretório de Grupos do CNPq; participa do Grupo de Pesquisa DG-CNPq Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica e do Grupo de Trabalho da ANPOLL Vertentes do Insólito Ficcional.

​

REGINALDO PRANDI

Professor Emérito da Universidade de São Paulo. Graduado em ciências sociais pela Fundação Santo André (1970), obteve pela Universidade de São Paulo o título de especialista em demografia (1971) e, na área de sociologia, os de mestre (1974), doutor (1977), livre-docente (1989) e professor titular (1993). Professor da USP desde 1976 e aposentado em 2005 como professor titular do Departamento de Sociologia da USP, é atualmente professor titular sênior do mesmo departamento e pesquisador 1A do CNPq. Foi um dos fundadores do Instituto Datafolha, órgão de pesquisa do jornal Folha de S. Paulo, participou do Comitê de Ciências Sociais do CNPq, coordenou o Comitê de Sociologia da Capes e foi membro do Comitê Acadêmico da Anpocs. Trabalha na área de sociologia, com ênfase em sociologia da religião, tendo como objetos principais de pesquisa e publicação as religiões afro-brasileiras (candomblé e umbanda), o catolicismo, o espiritismo kardecista e o pentecostalismo. Atua também nas áreas de amostragem e análise quantitativa de dados. Além de artigos de periódicos e capítulos de livros, é autor de mais de 30 livros, incluindo obras de sociologia, mitologia, literatura infantojuvenil e ficção policial. Entre outros prêmios, recebeu em 2001 o Prêmio Érico Vannucci Mendes, outorgado pelo CNPq, SBPC e Ministério da Cultura por seu trabalho de preservação da memória cultural brasileira; em 2017, o Prêmio Cátedra 10 Unesco-PUC-Rio. Foi indicado quatro vezes ao prêmio Jabuti. Em 2018 recebeu o título de professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

​

SILVIA BARROS

Possui graduação em Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professora de língua portuguesa e literatura - Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: autoria feminina, literatura contemporânea, literatura, leitura e produção textual. Integrante do Núcleo de pesquisa e arte da Tijuca - Nupart; do Núcleo de estudos afrobrasileiros e indígenas - NEABI; no Núcleo de estudos em literatura de autoria negra - LITAN. Docente e vice coordenadora do curso de Especialização em educação para as relações étnico raciais no ensino básico - EREREBÀ. Coordena a Oficina mulheres negras e literatura vinculado ao Nupart e ao Neabi. É também escritora com poemas lançados recentemente na coletânea Cadernos Negros, volume 41.

 

VERONICA ALVES

Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (2017), possui Bacharel em Letras português-francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Licenciatura em Letras português-francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Foi professora de francês na Aliança Francesa do Rio de Janeiro de 2009 a 2014. No Colégio Pedro II, foi professora contratada de francês nos anos de 2012 e 2013 e desde 2014, após aprovação em concurso público, é professora efetiva de francês, lotada no Campus Engenho Novo II. É membro do Grupo Estudos e Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (GEPEAIINEDU), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ e do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED) no Campus Engenho Novo II do CPII. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de FLE (francês língua estrangeira) e tem experiência na área de Psicologia da Aprendizagem, com ênfase na autorregulação da aprendizagem.

​

​

​

bottom of page